O Gentil

Missão

Educar e Evangelizar, a partir do Carisma e Espiritualidade de Madre Rosa Gattorno, para a formação plena do ser comprometido com os ideais de cidadania em defesa da vida.

Visão

Ser referência em educação, garantindo um ensino de qualidade, que assegure aos nossos educandos uma educação humano-cristã, crítica, participativa e de excelência.

Valores

Ética | Verdade
Justiça | Fraternidade
Paz | Honestidade
Cidadania | Transparência

Filosofia

O Colégio Gentil Bittencourt, com sede em Belém, Estado do Pará, mantido pelas religiosas de Sant´Ana, é uma instituição educativa confessionalmente católica, institucionalmente apartidária e que tem como objetivo dar à juventude uma formação integral, por favorecer e fomentar no ser humano sua integração com o meio, com seus semelhantes e com Deus de maneira crítica, reflexiva e centrada nos valores humanos.
O Colégio Gentil Bittencourt, com sede em Belém, Estado do Pará, mantido pelas religiosas de Sant´Ana, é uma instituição educativa confessionalmente católica, institucionalmente apartidária e que tem como objetivo dar à juventude uma formação integral, por favorecer e fomentar no ser humano sua integração com o meio, com seus semelhantes e com Deus de maneira crítica, reflexiva e centrada nos valores humanos.
Instituto das Filhas de Sant'ana
Ir. Vânia Silva Lima - Diretora Administrativa

Mensagem

“Colégio Gentil: Formando você para crescer”

São sonhos assim que vão acalentando o nosso ser e o nosso fazer, lançando-nos neste “mar” de Deus que é a própria “humanidade”, o homem e a mulher, seres preciosos aos olhos de Deus e aos de nossas queridas Mães: Sant’Ana, Maria e Madre Rosa, que tão audaciosamente colocaram-se a serviço da Igreja. Igreja que é a criança, o adolescente, o jovem, o adulto e o idoso. E é com esse mesmo ímpeto que também nós, Filhas de Sant’Ana, continuadoras dessa história, colocamo-nos a serviço da educação, especificamente aqui em terras paraenses, com o profundo desejo de ajudar com a graça de Deus e com a competência do corpo docente do Colégio Gentil Bittencourt a levar os seus filhos, nossos alunos, a um maior conhecimento da vida e sua peculiaridade e a dar passos largos nessa “estrada da vida” , que nem sempre tem o devido suporte, senão a graça de Deus, o conhecimento e a ética. É sempre com esse desejo de educar e educar para a vida, formando o “Ser para crescer” sempre mais, é que iniciamos e finalizamos cada ano, primeiramente agradecendo a Deus pela sua graça que não nos faltou, mesmo que em meio às inúmeras fadigas, mas superadas na fé e na certeza de que o que aqui fazemos sempre é em prol da vida e da vida de seus filhos, que consequentemente chega até cada um de vocês, os quais confiaram seus filhos a essa família tão nobre, “Família Gentiliana”, que com certeza não mediu esforços para oferecer o melhor de si. Agradecemos a confiança depositada em nós, que com esmero nos dedicamos ao máximo para bem servir e oferecer o melhor às famílias paraenses através do nosso serviço – “Educação”. Ao finalizarmos mais um ciclo do ano civil (conclusão do ano letivo) e concomitantemente adentrarmos a um forte, profundo e precioso tempo litúrgico, que é o Advento e logo mais, o Natal, convido a todos (as) a elevarmos nossa ação de graças ao Senhor, pois somente Ele, que tudo pode, é que chegamos à conclusão de mais uma etapa e ao mesmo tempo abrindo-nos ao novo que virá, e que com certeza Ele continuará a nos acompanhar com a sua misericórdia e com o seu amor. A “Obra é de Deus” e se a obra é d’Ele, ela permanecerá, pois sua finalidade é indiscutível e sólida é a sua missão. É o que cremos ser o Colégio Gentil Bittencourt para a sociedade paraense. Desejamos a todas e a todas um feliz recesso, um Natal revestido das alegrias de Deus que nasce e não se cansa de renascer em nossos corações, isto é, se Ele encontrar espaço. Aguardamos, desde já o seu retorno para que possamos em 2019 criar e recriar nossa história atrelada ao de uma Instituição - Colégio Gentil Bittencourt - que há mais de 214 anos vem solidificando a sua marca de SER, porque aqui se “forma para crescer” e ser de fato, “grandes” homens e mulheres na sociedade, colaboradores na “construção” da vida. O nosso abraço e nossas orações de um FELIZ NATAL! Um próspero 2019 rumo aos 215 anos do nosso Colégio Gentil!

Ir. Ana Elis Rejânia Oliveira Gonçalves - Diretora Adminstrativa

A Congregação

O Instituto das Filhas de Sant’ Anna teve inicio em Piacenza em 1866 fundado por Madre Rosa Gattorno e com a colaboração de duas pessoas extremamente importantes: Padre João Batista Tornatore – escritor das primeiras regras do Instituto e padre das missões que desde noviço conheceu Padre Bernardo Maria Clausi: um profundo devoto de Sant’ Anna e cultivador de um grande desejo em ter uma ordem com o nome de Sant’ Anna. A Congregação atua principalmente no praticar da Caridade, e também na educação, para tal seguimento utiliza-se:

FILOSOFIA DOS COLÉGIOS FILHAS DE SANT’ ANNA

A educação nos Colégios das Filhas de Sant’ Anna está orientada numa linha filosófica evangélico-libertadora que é uma postura ética ensinada por Jesus Cristo. Sob o ponto de vista especial de um ser total, onde o corpo como um todo possui real importância para evolução da pessoa dotada de inteligência para desenvolver suas potencialidades: intelectual, afetiva, social e espiritual.

MISSÃO DOS COLÉGIOS FILHAS DE SANT’ ANNA

Educar e Evangelizar, a partir do Carisma e Espiritualidade de Madre Rosa Gattorno, para formação plena do ser comprometido com ideais em defesa da vida.

Papa Pio IX havia profetizado “O teu Instituto se estenderá rapidamente como o vôo de uma pomba por todas as partes do mundo.” Atualmente, as Filhas de Sant’ Anna estão em vários países do mundo, com ramificações como: Filhos de Sant’ Anna, Movimento da Esperança, Instituto Secular e Irmãs Contemplativas.

No Brasil, atualmente se divide em três províncias: Província S.S. Apóstolos Pedro e Paulo (Pará, Piauí e Ceará); Província Madre Rosa Gattorno (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia) e a Província Nossa Senhora de Aparecida (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná).

A congregação das Filhas de Sant`Ana esta presente no mundo todo em paises como: Itália, Bolívia, Brasil, Argentina, Peru, Chile, Etiópia, Eritréia, Israel, Angola, México, Austrália, Índia, Quênia, Filipinas, Egito, Estados Unidos e Alemanha.

Equipe Técnica

Equipe Técnica Administrativa e Pedagógica
Direção Administrativa Ir. Ana Elis Rejânia Oliveira Gonçalves
Direção Pedagógica Ir. Ronilda de Sousa Oliveira
Coordenação Geral de Ensino
Profª. Maísa C. Lopes
Segmento: Educação Infantil  
   
Coordenação Pedagógica Ana Madalena da Cunha Mourão Fonseca
Orientação Educacional 
Grasielle da Silva Cordova Dinelly
Auxiliar Aline Oliveira Caracherte
Segmento: Ensino Fundamental Anos Iniciais
                                   
Coordenação Pedagógica Ana Madalena da Cunha Mourão Fonseca
Orientação Educacional 
Grasielle da Silva Cordova Dinelly
Auxiliar Aline Oliveira Caracherte
 Segmento: Ensino Fundamental Anos Finais
 Coordenação Pedagógica (Manhã/Tarde)
 Amanda Roberta Ferreira Bentes
Orientação Educacional Joelma Campos Dias
Auxiliar Fabian M. Pantoja
Segmento: Ensino Médio 
Coordenação Pedagógica (Manhã/Tarde)
Bianca do Socorro Reis
Orientação Educacional (Manhã) Deirdre Veiga Gualberto
Orientação Educacional (Tarde)
Joelma Campos Dias
Auxiliar Fabian M. Pantoja
Equipe Técnica Departamental
Serviço de Orientação Religiosa